cia. crisálida de teatro
FORTALEZA  | CEARÁ

SOBRE A COMPANHIA CRISÁLIDA DE TEATRO:

A Companhia Crisálida de Teatro é um grupo de 7 artistas-pesquisadores do Ceará, sendo sua maioria advinda das periferias e das regiões metropolitanas da capital cearense. Formada de pessoas com diferentes: idades, formações, vivências, orientação sexual, raça e credo, que juntas fazem da cidade de Fortaleza seu chão de encontro. A Companhia Crisálida de Teatro habita um território de pesquisa teórica e prática do corpo e voz na cena, além da produção/execução de projetos artísticos e trabalhos de formação no campo teatral. Buscando desmembramentos afetivos, políticos e sociais que a arte pode construir por acreditar e a fim de viver uma transformação em direção a um mundo mais humano, diverso, crítico e impregnado de sentido. A Crisálida investiga os mitos, a ancestralidade e o ritual no teatro. Nesse caminho estético e poético, agrega outras áreas como a música, a dança, a literatura e a filosofia, ampliando a relação entre ator e espectador, em conexão com as urgências do mundo atual. Acreditamos numa arte viva que resiste e transforma.

Fundada em fevereiro de 2018, a Crisálida tem em seu repertório os espetáculos Teatrais: “CLITEMNESTRA – Uma canção de amor” (2008) e “ARIADNE – Cartografias de um Labirinto” (2021), Além das Obras Audiovisuais: “PASÍFAE – Um Grito Preso na Garganta” (2021) e “O Pequeno Labirinto de Fedra”. O espetáculo “Clitemnestra”, monólogo da atriz e diretora Juliana Veras, foi incorporado à Companhia em 2018 ao completar uma década de pesquisa. Na ocasião, o solo se reconfigurou e recebeu o subtítulo “Uma canção de amor”. Neste trabalho, investigamos a mitologia grega para, a partir dela, trazer ao público a polêmica temática do feminino e os crimes passionais na atualidade, envolvendo os subtemas amor, loucura e o tempo – a espera. 

Desde sua estreia em 2008, “Clitemnestra” segue apresentando em diferentes palcos de Fortaleza e outras cidades do Ceará, além dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Ainda em 2018, a Crisálida produz e realiza no Theatro José de Alencar – Galeria Ramos Cotôco a exposição “Clitemnestra do mito à cena: 10 anos de pesquisa”; além do evento Café Mitológico, um encontro com pesquisadores convidados e a comunidade. Produziu também, junto à Universidade Federal do Ceará – UFC, o II Encontro de Pesquisa na Pós-Graduação em Tradução, Filosofia e Literatura de Línguas Clássicas da UFC.

Em 2019, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, a Companhia Crisálida fundou o “Grupo de Pesquisa Caminhos do Ritual no Teatro Contemporâneo”, realizando encontros semanais de pesquisas teóricas e práticas em grupo e com convidados. Entre maio e agosto de 2020, em tempos de isolamento pela pandemia da covid-19, a Crisálida realiza a primeira fase do projeto independente “Casulo Virtual”, encontros nas redes sociais sobre temas pesquisados dentro de sua poética. O mais recente trabalho da Companhia, “ARIADNE – Cartografias de um Labirinto”, parte do mito grego de Ariadne abraçando a reflexão sobre o Labirinto enquanto cárcere geográfico e psicológico, do qual saímos a partir do fio da intuição. A peça dá continuidade à pesquisa sobre mitologia, ritual, ancestralidade e atualidade. A montagem teve início em 2019 e estreou em 2021, nos formatos virtual e presencial. Temos nos dedicado desde 2022, a criar processos de formação afim de partilhar os procedimentos e metodologias de criação da Companhia, deste modo em 2023 fomos contemplados pelo 12º Edital Ceará de Incentivo às Artes da Secretaria da Cultura do Ceará, onde realizamos a 1ª Residência da Companhia intitulada CAMINHOS DO RITUAL NO TEATRO – CORPO, VOZ E CENA -Residência Artística Caminhos do Ritual no Teatro. Como resultado da residência criamos a Oficina: O Pôr do Sol na Pele do Artista, do qual pudemos compartilhar com atores e pesquisadores de teatro os frutos da nossa investigação.