Criado por Quitéria Kelly, Titina Medeiros e Henrique Fontes, o Grupo Carmin de Natal, RN, Brasil, pesquisa dramaturgia original a partir de temas urbanos, desde a sua origem em 2007.
Em 2011, a partir do encontro fortuito de uma maleta abandonada no lixo, o Grupo Carmin iniciou sua pesquisa em Teatro Documental. Esta primeira experiência resultou na peça JACY (2013). Desde então, o Carmin vem se aprofundando na pesquisa dessa linguagem, associada à pesquisa historiográfica, filosófica e política. Sempre trabalhando com dramaturgia original, as peças do Grupo Carmin são marcadas pela síntese, o humor ácido e a ironia, ao retratar fatos pouco conhecidos da nossa História recente.
No seu repertório, “Jacy” (2013) – listada entre as 10 melhores peças de Teatro de 2015, segundo o jornal Estadão/SP e “A Invenção do Nordeste” (2017) – ganhadora dos prêmios: Melhor Dramaturgia (Prêmio Shell 2019); Melhor Espetáculo (Prêmio Cesgranrio 2019); Melhor Texto, Direção e Espetáculo (Prêmio do Humor 2019) e ainda Prêmios Questão de Crítica, Botequim Cultural e APTR de 2019, entre outros. Essas peças já cumpriram mais de 500 apresentações para mais de 30.000 pessoas em 23 estados brasileiros, saindo do Brasil uma única vez para apresentar em Portugal na Mostra São Palco.
Ambos espetáculos seguem circulando pelo Brasil, tendo participado de todos os principais Festivais brasileiros.