BREVE HISTÓRICO:
O Coletivo Piauhy Estúdio das Artes fundamenta sua pesquisa no reconhecimento do atuante como núcleo essencial do trabalho cênico. Nesse sentido, o processo de criação de espetáculos e as mais variadas ações que levam a construção dele (ensaios, treinamentos, laboratórios, estudos bibliográficos, projetos transversais, etc.), traduzem uma visão teatral onde o processo de formação atoral confunde-se com a realização de atos cênicos.
Atualmente, dedica-se ao desenvolvimento de uma “Pedagogia” na formação de atuantes, apresentação de espetáculos (“Exercício Sobre Medeia”, “Abismos Entre 4 Paredes”, “Memórias”), e outros projetos transversais, de forma permanente como: “Ciclo de Leituras Dramáticas”, “Acervo Público” e o festival “Encontro Nacional Confluências do Teatro Brasileiro”, bem como, promove cursos, laboratórios e oficinas.
O Coletivo, com seus espetáculos recebeu todos os prêmios das Artes Cênicas no estado do Piauí, bem como, foi agraciado em vários festivais e mostras que participou. Abriu a temporada do Projeto Grandes Minorias – Ocupação do Teatro Glauce Rocha no Rio de Janeiro em julho de 2015, recebendo ótima aprovação de público e crítica, participou de inúmeros festivais dentro e fora do estado incluindo, fora do Brasil, onde participou do MINDELACT 2016, em Cabo Verde (África Atlântica).
Coordenou as atividades formativas do VI e VII Festival de Teatro Lusófono (FESTLUSO), integrou a 4ª Edição do NORTEA – Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste, com o diálogo: Teatro em Estado de Magia (Uma Perspectiva na Formação do Atuante Através da Arte do Espetáculo), no FILTE- Festival Latino Americano de Teatro da Bahia, bem como, organizou a 5ª Edição do NORTEA em Teresina-PI em 2016, compôs a programação do Projeto SESC Amazônia das Artes em 2019 com o espetáculo “Pinóquio e Gepeto ao Sabor do Vento”, o diretor do coletivo, Adriano Abreu, ministrou oficinas no Projeto SESC Dramaturgias. O Coletivo Piauhy realiza pesquisa continuada no desenvolvimento de seus atuantes juntamente com o ator, diretor e pesquisador Carlos Simioni (LUME SP).
O princípio e fundamentação da orientação estético-pedagógica do Piauhy Estúdio das Artes visa a “a construção” de artistas cênicos de alta performance. Capazes de implementar atos teatrais qualificados, mesmo sem formação acadêmica específica e distantes dos grandes centros de produção teatral do brasil e do mundo.