BREVE HISTÓRICO:
Surgiu em Teresina, no ano de 1985, durante a realização da Semana Chico Pereira, em homenagem ao dramaturgo piauiense Chico Pereira e apresenta o espetáculo “Os dois amores de Lampião antes de Maria Bonita e só agora revelados”, formando com o espetáculo “Raimunda Jovita na Roleta da Vida” e “Raimunda Pinto, Sim Senhor!” a tetralogia “Raimunda, Raimunda”. A montagem do Grupo Harém teve grande repercussão em Teresina e nacionalmente, conseguindo diversificar o público, tornando assim o teatro moderno mais popular, depois de grande sucesso no estado do Piauí, o Grupo Harém representa o Estado em festivais nacionais.
No ano de 1992 estreia o espetáculo “Raimunda Pinto, Sim Senhor!”, alcançando grande sucesso de crítica e público, contabilizando mais de 1.300 apresentações no Piauí e em diversas capitais brasileiras, fica em cartaz durante 19 anos e participa de 04 festivais nacionais e em 1994, participa da Temporada Nacional de Teatro, em Brasília-DF, no Teatro Dulcina, sendo considerado o Melhor Espetáculo, no mesmo ano faz temporada de 30 dias no Rio de Janeiro-RJ com apresentações no Teatro Cacilda Becker e no Teatro Noel Rosa.
Em 1996 estreia o espetáculo “Auto do Lampião no Além”, e na equipe técnica os profissionais Maneco Quinderé, criador do projeto de luz em conjunto com o iluminador do Grupo Harém, Assaí Campelo; a figurinista Bizza Viana, que criou os figurinos e a cenografia, e a coreógrafa e bailarina Lenora Lobo para trabalho de corpo e movimento do elenco, o espetáculo participa da Mostra Nordestina de Teatro para o Mercosul, em Fortaleza–CE, do I Encontro da Cultura Brasileira, em São Paulo – SP, do I Festival do Teatro Nacional, em Recife–PE e ainda no final de 1996, recebe o Prêmio de Incentivo à pesquisa Teatral oferecido pelo MinC e FUNARTE.
Em 1997 o Grupo Harém é agraciado com o Prêmio de Mérito Lusófono, concedido pela Fundação Luso-Brasileira para o Desenvolvimento da Língua Portuguesa no Mundo/ Ministério da Cultura de Portugal. Em 1999, o Grupo Harém é convidado a participar da 4ª Edição do Sementes Mostra Internacional de Teatro Para o Pequeno Público, em Almada–Portugal, com o espetáculo “O Princês do Piauí”. No ano de 2000, através de uma coprodução entre o Grupo Harém (Brasil) e Teatro Extremo (Portugal), monta o espetáculo “Dois Perdidos Numa Noite Suja”.
Realiza desde o ano 2008 o Festival de Teatro Lusófono – FestLuso, com palestras, mesas redondas, oficinas, apresentações de espetáculos do Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, que além de apresentações no estado do Piauí tem realizado o Módulo Circulante do FestLuso em Salvador – BA, São Luís – MA e Brasília – DF. Com a realização do FestLuso, se coloca o Estado do Piauí no centro da discussão dos Países que falam e buscam por em prática os objetivos de integração dos territórios lusófonos, são Estados espalhados por todos os cinco continentes habitados da Terra, cuja língua oficial ou uma delas é a portuguesa.
O Grupo Harém conseguiu ao longo dos anos celebrar resultados que se justificam não só pela prática saudável do exercício cênico, mas, especialmente, pelo planejada estratégia de sedimentar um histórico e uma memória para os autos do teatro brasileiro que reinventasse as formas do fazer teatral e definisse o homem no centro da cena, dessa forma é que todos os processos de pesquisa e montagens do seu repertório mantiveram o propósitos de premiar autores locais, nacionais e por vezes internacionais, mas sempre considerando o fio do labirinto da linguagem universalizada à aldeia local, as escritas e falas da personagem aos desenhos dramatúrgicos em que o homem fosse sujeito do próprio discurso e se autoreconhecesse como manipulador da própria arte de criação.
Entende o Grupo Harém de Teatro que a melhor invenção para a cena nacional está em aproximar culturas, visibilizar o exercício teatral manifestado, mas especialmente possibilitar o escambo de experiências em que indivíduos e sociedades reforcem a razão e sensibilidade e se reconheçam na arte e cultura apropriadas.
No ano de 2021 através de um Projeto de Lei Ordinária do estado do Piauí a Associação Grupo de Teatro Harém Pictures passa a ser de Reconhecimento de Utilidade Pública, este reconhecimento deve-se ao trabalho desenvolvido pela entidade cultural, que já é reconhecida nacionalmente e internacionalmente pelo seu trabalho em defesa da cultura e das artes, e por levar o nome do Estado do Piauí aos mais diversos palcos do mundo.
Esse reconhecimento dar maior credibilidade e visibilidade às entidades culturais com fins não econômicos, permitindo que as mesmas não sejam encaradas como entidades sem nenhum caráter, mas sim como organizações que lutam e contribuem para a melhoria das condições de vida da sociedade, pois quando se eleva o nível das artes e da cultura, se eleva também nível de bem estar social de nossa população.