BREVE HISTÓRICO:
Adquirido em 1995 com recursos oriundos do antigo Inacem, atual Funarte, o nascente Galpão Usina de Artes, sede do Grupo Quem Tem Boca é Pra Gritar. Em todos esses anos foram realizadas no espaço, de forma gradual, pequenas intervenções pontuais como meio de dotá-lo do mínimo de segurança requeridas pelos Poderes Públicos, sem falar de um conjunto infra- estrutural básico como som, tablado, equipamentos circense (corda indiana, trapézio, monociclo, lira etc.) e equipamento de projeção de imagens.
Ainda neste espaço realizamos desde 2009: ensaios habituais do Grupo de Teatro Quem Tem Boca Pra Gritar; Cursos de Teatro Para Jovens – nível de iniciação, com duração de 7 meses, culminando com a realização de uma montagem; Cursos de Teatro e Circo para Criança, e curso de cultura popular – de viés social esses cursos se destinam as crianças do Porto do Capim,
comunidade carente, localizada nos arredores da nossa sede; I Encontro para Reflexão do Teatro de Rua do Nordeste – realizado em 2010, o Encontro contou com a participação de11 grupos de vários Estados nordestinos, contando com a honrosa participação de Licko Turle do Tá na Rua, Rio de Janeiro; o XI Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua, em 2012; oficinas e cursos de curta duração de parceiros do Brasil que por João Pessoa passam.
Nossas pretensões rumam no sentido de converter o Galpão Usina de Artes num espaço de referência do Teatro de Grupo nordestino, priorizando a reflexão, o estímulo e a produção desse tipo de organização teatral, concebido nos férteis anos da década de setenta, porém voltado para a realidade contemporânea e priorizando o Teatro de Rua, um dos traços mais marcantes do nosso grupo.
A PESQUISA DO GRUPO:
O “Quem Tem Boca é Pra Gritar” é um grupo de teatro que pesquisa a estética da rua na encenação. Oriundo de Campina Grande, o grupo vem há mais vinte e cinco anos, participando de festivais importantes no país e recebendo prêmios. Tendo como fundador Humberto Lopes (que hoje direciona o trabalho do mesmo).
A base da preparação do ator do Quem Tem Boca está fundamentada no deslocamento do eixo do corpo no coco de roda, nos guerreiros do maracatu, a energia do Cavalo Marinho entre outros elementos da cultura popular, música, técnicas de circo e estudos teóricos.
Há mais de vinte anos o Grupo de Teatro Quem Tem Boca é Pra Gritar, vem se preocupando com a energia do ator, com o estado de criação do personagem, partindo de uma energia oriunda do ator que seria construída e acumulada através de uma “janela no pré-consciente”. Para isso, o grupo tem bebido em várias fontes, estudando os principais teóricos da história do teatro, como Eugenio Barba, Grotowski, Antonin Artaud, Brecht, Augusto Boal, Stanislavski, Meyehold, Dario Fo entre outros. Assim, também como alguns estilos teatrais, tais como a Comédia Dell‟Art, e o Expressionismo alemão.
E tendo em vista essa primeira parte, da preparação intelectual do ator, partimos para a preparação física, onde fica mais forte a influência dos folguedos da cultura popular e do treinamento físico com técnicas circenses. E além de todo o trabalho em conjunto, a força do coletivo é muito forte nos trabalhos do Quem Tem Boca, sendo essa uma energia base, assim como na essência do teatro de ser uma arte do coletivo, para o Grupo isso é levado muito a sério, o trabalho em grupo.